Ter colmeias não fazia parte dos planos desta família. Ainda que o Coronel fosse um excelente protetor das abelhas, a verdade é que ser tratador de abelhas não era objetivo que tivesse ficado estabelecido.
Não tínhamos experiência nem antepassados próximos produtores de mel ou outros quaisquer produtos apícolas. Mas uma visita a um apiário de um primo lá no Candam fez nascer alguma coisa.
Proporcionou-se o Candam ser um lugal ideal. Com espaço, flora típica da Serra da Estrela, umas leiras que não estavam ocupadas com nada mais que mato cortado de ora em vez e algumas árvores que conquistaram lugar pela teimosia em vencer os elementos.
Preparámos tudo e apresentámos o espaço a três enxames iniciais. Gostaram de lá estar! Mantiveram-se fortes até ao final do verão de 2017. Com este incêndio perdemos o nosso “Número 1”. O enxame mais forte e que, depois da cresta de agosto íamos querer acompanhar para que pudesse aguentar o inverno. Ardeu por completo…
Mas continuámos. Alimentámos durante meses a fio enquanto o tom sépia não desapareeu dos montes. Desdobrámos e capturámos alguns no início da primavera seguinte.
Altos e baixos. Alegrias e dissabores fazem parte da vida de apicultor, mas temos aprendido imenso com estes insetos fantásticos e tem sido maravilhoso trabalhar para tantas abelhas.
Querem provar o Mel do Candam?
