Mel do Candam

Onde? Como é que isso se diz mesmo?

O Candam, como lugar, terá cerca de 200 anos. No início foi um local encontrado por pastores que procuravam mais pasto para o gado.

Ali estabeleceram-se os meus antepassados. Formou-se um conjunto de casas formado por um forno comunitário, um alambique, uma oficina de carpintaria, lojas paras os animais (e para aquecerem as casas por cima), e uma casa de família.

O Candam de hoje não tem já as leiras todas cultivadas e o pinhal foi conquistando muito (talvez demasiado) espaço. Em 2017, tal como em 1987, o pinhal foi varrido por um grande fogo, mas milagrosamente as casas permaneceram intactas. Continua a ser o local de uma família que continua a crescer e a acrescenar alegrias. Continua a ser um espaço cuidado e onde todos querem ir – e de onde muitos não querem sair.

Desde miúda as férias de família com os meus pais eram passadas neste lugar. Meses inteiros animados pelas tardes no Rio Alvôco e por um contato constante com o mundo natural.

Agora, ainda assim, as leiras estão limpas e os muros de pedra totalmente visíveis. Há flores o ano todo, água fresca, e continua a ser um lugar maravilhoso para humanos e abelhas!

O Mel do Candam é um característico mel escuro, com a pureza da serra bem trabalhada pelas abelhas. Urze, carqueija, tojo, estevinha, medronho, castanheiro e muitas outras flores permitem um sabor e aroma inesquecíveis!

Vamos provar?

Published by Casanova Mel

Produtos Apícolas

Leave a comment