A produção do mel Casanova Mel é feita por abelhas melíferas que vivem na zona da reserva natural da Serra da Estrela. O primeiro passo das abelhas da Casanova Mel no seu processo de produção é coletar o néctar das flores e depois levá-lo para as colmeias.
As abelhas obreiras, também chamadas de campeiras ou trabalhadoras, saem da colmeia e visitam as flores para coletar o néctar, armazenando-o em suas bolsas de néctar até regressarem à colmeia.
Já na colmeia, as abelhas obreiras transferem o néctar para as abelhas mais jovens, que o vão manipular com suas enzimas e boca, transformando-o em mel. Este produto vai sendo mastigado por várias abelhas até ter a quantidade de humidade necessária e poder ficar armazenado nos pequenos alvéolos, chamados opérculos.
Estes óperculos são pequenos orifícios perfeitos hexagonais construídos pelas abelhas com cera e é aqui dentro que o mel vai ser mantido.
Quando o mel estiver com a percentagem de sejada de humidade, as abelhas irão selar as células com uma camada de cera para proteger o mel do ar e manter sua pureza.
Este mel será consumido pelas abelhas em caso de necessidade. O nosso Mel é uma importante fonte de alimento para as abelhas e é usado para alimentar as larvas e para ajudar a sustentar a colónia durante períodos de escassez de néctar.
O produto que as abelhas não consumirem e que ficar guardado nos opérculos, é mel que fica em excesso na colmeia! Este mel será mais tarde colhido pelo apicultor no momento certo da cresta do mel.
Na Casanova Mel, a cresta acontece habitualmente no final do verão, momento em que conseguimos extraír o nosso produto com todas as propriedades intactas do mel e com um aroma de mel de montanha que é único!
Quando o mel é colhido pelos apicultores, é geralmente filtrado para remover partículas de cera e outros resíduos, mas é mantido o mais próximo possível de sua forma natural para preservar suas propriedades nutricionais e sabor.
